O microscópico mundo dos fungos

Arte experimental com fungos observados ao microscópio e transpostos para animações digitais.

Facilitadora

Joana Costa

Inscrições

Máx: 15 participantes
Formulário

Data

Sábado, 14 de Dezembro
10h30 às 12h30,

Local

Sede da Moving Cause
41.875152, -8.268219
No laboratório da Terra, na sede da Moving Cause, a bióloga e artista Joana Costa irá conduzir experiências em laboratório com fungos, que serão observados ao microscópio, e fotografadas com alta definição para criar animações digitais. Através da câmara microscópica, será explorada a ligação com o micro em tempo real para observar as conexões que existem entre os vários seres, criando composições de cores e formas que não se consegue alcançar com a nossa visão natural. Penetra-se no mundo da biologia e interação natural ao nível micro para se poder recriar coletivamente através das tecnologias digitais colaborativas, que estão ao nosso dispor no mundo macro, algo muito belo e nunca antes visto pelos nossos olhos.

Joana Costa

Estudou Microbiologia no Porto e terminou a universidade em 2005. Depois de ter trabalhado como investigadora ambiental em Itália viajou até ao Peru, onde esteve a trabalhar como voluntária com crianças no projeto “Tierra de Niños” na selva da Amazónia. Foi durante essa viagem, que despertou uma forte vontade de viver na Natureza, apoiando essa ligação também nos mais jovens e trabalhando para a regeneração da vida na Terra em comunidade. Regressando a Portugal viveu em várias quintas, com muitas pessoas de diferentes partes do mundo, trabalhando juntas para cultivar a terra e relações humanas harmoniosas. Percebendo os enormes desafios que enfrentamos a nível ecológico mas também social começou a adquirir ferramentas para trabalha-los e completou várias formações das quais se destaca o curso de Design de Permacultura com Max Lindegger (2010), curso de Apicultura Natural com Harald Hafner (2014), Introdução à Agricultura biodinâmica com Dominique Massenot (2019).
Paralelamente ao percurso de regresso à terra foi mantendo presentes as práticas de Yoga e meditação que começara enquanto ainda vivia no Porto e que a foram ajudando a enfrentar desafios pessoais e profissionais e de onde podia experienciar grandes benefícios de força e felicidade interior. Encontrando uma grande âncora na meditação Vipassana, desde 2015 começou a aprofundar-se mais no Yoga tendo aprendido com vários professores como Jenny e Igor (Jewel of Yoga) e Luzia e Daniel (Dharmadhatu).
Vive desde 2013 com a sua família nas montanhas do Soajo, no Parque Nacional da Peneda Gerês, em busca de um estilo de vida simples ligado à terra, trabalhando com Yassine no ensino de Permacultura e aplicando-a nas suas vidas diárias. A educação continua a ter um papel central na sua vida, tanto na sua ligação ao trabalho com crianças e adultos como no seu caminho de professora e aprendiz de Yoga.

Website