Facilitadores(as)
Inscrições
Gratuita através do formulário
Data
9h30 às 17h00
Local
Ao meio dia, na Casa do Povo, haverá um almoço partilhado (pedimos aos participantes para trazer farnel), com degustação destas iguarias da floresta. Da parte da tarde haverá uma sessão teórica sobre identificação e características dos fungos e uma oficina de impressão e recolha de esporos de cogumelos em papel.
Pedro Sousa
Micófilo – Apaixonado pela micologia de forma transversal, incluindo a identificação de fungos, fotografia, gastronomia micológica e organização de eventos ligados aos fungos em geral. Assistente Técnico na área do Ambiente e gestão de recursos naturais no Município de Paredes de Coura - Secretário Técnico da Comissão Diretiva da Paisagem Protegida do Corno de Bico. Finalista do Curso de Engenharia do Ambiente e da Geoinformática lecionado pela Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Desde 2009 que organiza e participa como monitor em atividades micológicas estando no presente ano de 2024 a desenvolver as XVI Jornadas Micológicas do Corno de Bico. Sócio da Associação Cogumelos Silvestres de Basto – sediada em Cabeceiras de Basto.
Helder Rodrigues
Micólogo amador, autodidata com alguma experiência de campo, deseja educar a comunidade na identificação de fungos e elevar o patamar da micologia nacional. Tem uma enorme paixão pelo reino fungi, partilhando assim do mesmo objetivo dos Micólogos profissionais que é a descoberta de espécies novas para a ciência a nível mundial. Tem já uma nova espécie publicada em coautoria, descritas pela primeira vez para Península Ibérica. Está a Preparar, também em coautoria dois novos papers descrevendo duas novas espécies para a península Ibérica, que deverão ser publicados brevemente.
Joana Costa
Estudou Microbiologia no Porto e terminou a universidade em 2005. Depois de ter trabalhado como investigadora ambiental em Itália viajou até ao Peru, onde esteve a trabalhar como voluntária com crianças no projeto “Tierra de Niños” na selva da Amazónia. Foi durante essa viagem, que despertou uma forte vontade de viver na Natureza, apoiando essa ligação também nos mais jovens e trabalhando para a regeneração da vida na Terra em comunidade. Regressando a Portugal viveu em várias quintas, com muitas pessoas de diferentes partes do mundo, trabalhando juntas para cultivar a terra e relações humanas harmoniosas. Percebendo os enormes desafios que enfrentamos a nível ecológico mas também social começou a adquirir ferramentas para trabalha-los e completou várias formações das quais se destaca o curso de Design de Permacultura com Max Lindegger (2010), curso de Apicultura Natural com Harald Hafner (2014), Introdução à Agricultura biodinâmica com Dominique Massenot (2019).
Paralelamente ao percurso de regresso à terra foi mantendo presentes as práticas de Yoga e meditação que começara enquanto ainda vivia no Porto e que a foram ajudando a enfrentar desafios pessoais e profissionais e de onde podia experienciar grandes benefícios de força e felicidade interior. Encontrando uma grande âncora na meditação Vipassana, desde 2015 começou a aprofundar-se mais no Yoga tendo aprendido com vários professores como Jenny e Igor (Jewel of Yoga) e Luzia e Daniel (Dharmadhatu).
Vive desde 2013 com a sua família nas montanhas do Soajo, no Parque Nacional da Peneda Gerês, em busca de um estilo de vida simples ligado à terra, trabalhando com Yassine no ensino de Permacultura e aplicando-a nas suas vidas diárias. A educação continua a ter um papel central na sua vida, tanto na sua ligação ao trabalho com crianças e adultos como no seu caminho de professora e aprendiz de Yoga.
Mais Actividades de Outono
Recent Posts
Recent Comments
Categories
- No categories