Algures nos Lugares I - Edições de autor e de lugar

Caminhada para recolha de materiais, técnicas de impressão, desenhos e gravura (almoço partilhado - participantes levarão farnel)

Facilitadora

Rita Roquette

Inscrições

Máx: 10/12 participantes Formulário

Data

Sábado, 2 de Novembro
10h00 às 17h00,

Local

Sede da Moving Cause 41.875152, -8.268219
Durante esta oficina serão feitos cadernos de viagem individuais, a serem preenchidos com as observações do habitat florestal da Serra do Soajo como território de descobrimento e novidade, dando lugar à observação científica, ao desenvolvimento da imaginação e à aprendizagem de técnicas de impressão como a gravura, a monotipia, a cianotipia, a fabricação de texturas, desenho, pintura e escrita que estão ao serviço da divulgação científica com o propósito da extensão do conhecimento. Os cadernos individuais, a serem digitalizados, serão compilados numa edição conjunta das várias observações de um mesmo território visto de formas distintas, ganhando assim uma amplitude do tamanho do território.

Rita Roquette

Iniciou o seu percurso formativo em Arte e Comunicação na ESAP e completou em 2009 a Pós-Graduação em Design Editorial e Impressão pela London College of Communication. Como artista multidisciplinar une as edições editoriais à ilustração e à escultura de forma a actuar na transversalidade do território íntimo ao da exposição do mundo natural como a súmula originalidade. Foi autora de várias edições de artista como o "Guia Artesanal de Plantas Selvagens", ilustração e pesquisa de plantas espontâneas nortenhas e "Lembrança de Alga" onde a poesia se alia à ilustração científica. Desde 2007 que expõe de forma individual e colectiva em Portugal, Grécia e Estados Unidos destacando-se a exposição individual "From inches to 2" na Indicios Óbvios no CCB-Porto, " Cardboarded and Unfolded" na Biblioteca da FLUL e a "Small Artworks" na LBIF - Long Beach Island Foundation em New Jersey. Actualmente o seu trabalho incide na pesquisa de materiais com evidente ligação à flora espontânea e recorre à Etnobotânica para a construção de uma narrativa estética de fundamento do meio rural e das suas tradições. Recolhe histórias, receitas, ferramentas e ofícios como inventário e base nas suas criações artísticas que são uma exaltação da memória viva de quem trabalha e cultiva a matéria-prima que é nativa dos lugares.

Bloom Sativum
Flora espontânea & outros assuntos da Terra.
Website