O Ciclo do Outono
Somos convidados a olhar para dentro. Depois do calor, as águas remexem o interior da Terra preparando para a hibernação. A riqueza está agora na conservação da energia e nas sementes guardadas.
Neste ciclo, iremos trabalhar com as Alquimias da Terra, transformar o efémero em eterno e ver para lá do aparente, aliando a arte à ciência, interagindo com o mundo natural do nível macro ao micro, recriando coletivamente com tecnologias ancestrais como a gravura e a cianotipia, e com tecnologias digitais como a fotografia e o vídeo.

O Ciclo do Inverno
O Inverno chegou trazendo consigo o frio, o cair das folhas, a força que puxa para o interior profundo. Assim como a Terra entra em hibernação, também nós ficamos por dentro. Acendemos o fogo para nos aquecer e no aconchego das longas noites à volta das lareiras tecemos sonhos, cantamos e contamos histórias.
Neste ciclo, entramos no mundo das lãs, pelas mãos e vozes das Fiadeiras do Soajo. Teremos a honra de aprender a arte ancestral de carpear e fiar a lã com a roca e o fuso, enquanto escutamos os seus cantares, dos mais lindos desta serra. Artistas locais irão também partilhar a sabedoria herdada de várias gerações na criação das rocas e dos fusos.

O Ciclo da Primavera
Chegando a Primavera renascemos com a Natureza, os nossos sentidos despertam para as cores, cheiros e sons que nos rodeiam e nos convidam alegremente a entrar na dança das Simbioses da estação. É o momento do ano em que brotam as sementes que estiveram nos últimos meses aconchegadas no interior da Terra. Sente-se a força da vida e a fertilidade, tudo ao nosso redor se relaciona, comunica e interage. Neste ciclo, convidamos vários criativos a guiarem-nos através de um processo de escuta, registo, exploração e criação artística com esta rede de vida dinâmica que se entrelaça.