Rádio Ser Montanha, Oficinas de Exploração Sonora

Anselmo Canha e Sara Moreira irão guiar um processo de exploração sonora da Vila de Soajo, através da recolha de memórias e saberes, de paisagens e ambientes e de processos criativos desenvolvidos no âmbito do projecto Ser Montanha. As oficinas de exploração sonora da Rádio Ser Montanha convidam ao despertar do sentido da escuta para apreender a abundância, a diversidade e o fazer-em-comum que a vida na montanha alberga. Em simbiose com as águas e as gentes locais, e recorrendo ao som para tecer a teia colectiva do projecto, estas oficinas irão culminar numa experiência de rádio comunitária em plena Vila de Soajo no pico do Verão. Nas oficinas serão abordadas técnicas de captação, edição e composição de podcasts, num registo do que é Ser Montanha.

Facilitadores

Anselmo Canha e Sara Moreira

Inscrições

Máx: 12 participantes a partir dos 8 anos
Formulário

Data

1 a 3 de Maio
14h30 às 17h

Local

Sede Moving Cause
41.875152, -8.268219

Anselmo Canha

(São Bernardo, Aveiro, 1966). Designer, investigador, músico experimental e pop-rock (Os Senhores, Repórter Estrábico, Diário da República, Pindorama Popi). Participou, dinamizou e foi co-autor de vários programas na Rádio Manobras, um projecto radiofónico colectivo e sem fins lucrativos dedicado a vasculhar a cidade do Porto, os seus sons e palavras escondidas (2011-2024). Produtor e documentador sonoro. Dinamizador cultural e co-organizador de eventos e de oficinas artísticas tais como as Manobras no Porto, o Future Places e as oficinas de rádio e info-activismo Manobras Comunicadeiras que facilitou com Sara Moreira no Soajo em 2018 e 2019. Lecciona no curso de Design da ESAP, Porto.

Sara Moreira

(Cedofeita, Porto, 1983). Investigadora sobre comunicação e transformação social. Colaborou com diversos meios de comunicação independentes e comunitários (Jornal Universitário do Porto, Global Voices, Rádio Manobras, Jornal Mapa) e em projectos internacionais de jornalismo de investigação. Colaborou assiduamente com a Rádio Manobras entre 2015 e 2021 no programa O SOM É A ENXADA, e pontualmente com outros pretextos. Juntamente com Anselmo Canha, facilitou as oficinas de rádio e info-activismo Manobras Comunicadeiras no Soajo em 2018 e 2019, e deu formação à equipa do projecto internacional Med Caravan para a produção autónoma do podcast The Mediterranean Caravan sobre agroecologia. Fundadora da associação Moving Cause (2009) e co-produtora na Associação para a Manutenção da Agricultura de Proximidade (AMAP) do Porto. Aguarda defesa da tese de doutoramento na Universidade Aberta da Catalunha sobre ecologias comunicativas das “outras economias”.